terça-feira, 28 de outubro de 2008

Serra do Alvão, Vila Real, Portugal







Serra do distrito de Vila Real, predominantemente granítica, cuja altitude máxima é de 1330 metros, com uma orientação nor-nordeste/su-sudoeste. O Parque Natural do Alvão abrange a sua vertente oeste, prolongando-se por uma zona indefinida de transição entre esta serra e a do Marão.


Integrada no maciço antigo e localizada na extensa cordilheira montanhosa que liga o Sistema Cantábrico ao Sistema Central, a serra do Alvão localiza-se próximo de Vila Pouca de Aguiar, num prolongamento para Norte da Serra do Marão. O seu ponto mais alto é no Alto das Caravelas, o qual atinge os 1.283 metros de altitude. A serra é essencialmente granítica, embora também se verifiquem xistos, separados por alguns afloramentos de quartzitos.

Os carvalhos dominam as zonas mais elevadas a eles se associando o vidoeiro, na proximidade das linhas de água, bem como a aveleira, o azevinho, o castanheiro e o loureiro formando bosques mistos de folhosas (florestas caducifólias). Há algumas plantas raras como a Rorela, uma espécie carnívora que se desenvolver nos terrenos encharcados e margens dos cursos de água.

A sua principal curiosidade geológica é uma cascata conhecida como as "Fisgas de Ermelo", na qual se precipitam as águas do rio Olo.

Na zona de transição entre a serra do Alvão e a serra do Marão está localizado o Parque Natural de Alvão.

A sua configuração planáltica permitiu desde tempos remotos a fixação do Homem como comprovam os diversos dolmens existentes na região.

Serra do Alvão. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2008. [Consult. 2008-10-28].
Disponível na www: .

http://www.knoow.net/ciencterravida/geografia/alvaoserra.htm

1 comentário:

sao-lirios-roxos-com-orvalho.blogspot.com disse...

Esta linda terra Transmontana é a minha terra natal, que eu adoro e que visito sempre que me é possível